Instagram para Negócios: 3 Respostas que Todo Empreendedor precisa Saber

Está querendo saber como o Instagram para negócios pode ajudar a alavancar as vendas de seus produtos e serviços?

Então você está no lugar certo!
Até o final deste artigo, você saberá como usar o Instagram for Business, uma funcionalidade lançada após a descoberta de alguns pontos extremamente importantes para vendedores que utilizavam a plataforma:
  • Aumentar a visibilidade na rede social
  • Possibilidade de mensurar os resultados obtidos
  • Impactar mais potencias clientes
Pois bem, se você perguntar para alguém quais são as redes sociais que ela possui, provavelmente, esta pessoa citará o Instagram.
Também não é para menos, né?
O Instagram é a rede social que mais cresce em número de usuários no mundo!
Segundo pesquisa divulgada pela FAAP, no último trimestre de 2014, um perfil de marca(comercial) tinha, em média, 49 mil seguidores. Em 2017, este número aumentou em 2000%, tendo a média de1 milhão de seguidores.
E aí, deu pra perceber a quantidade de benefícios que o seu negócio pode ter com o Instagram?
Caso sua empresa ainda não tenha uma conta, corra agora mesmo e baixe o aplicativo para criar um perfil comercial.
Se já possui, será que você conhece e sabe utilizar todas as ferramentas disponíveis para melhorar o desempenho do seu negócio?
Hoje em dia, em uma rotina cada vez mais ocupada, as pessoas não têm mais tempo de ficarem procurando o que precisam.

As pessoas querem praticidade!

Passamos horas e horas na frente das telas de computadores ou de smartphones. Por isto, o visual tem muito poder em nossa sociedade.
O Instagram  é uma rede social da imagem por excelência, o que justifica seu sucesso.
O formato dele foi criado pensando em nossas micro telas de bolso, que, carinhosamente, chama-se celular.
Bom, é possível acessá-lo em outros equipamentos eletrônicos como computadores, tablets, etc., mas você verá que estas versões são mais simples, não apresentando as mesmas funções que a versão para telefones celulares.
Afinal, qual é o equipamento eletrônico que vira e mexe está em nossas mãos ou fica ali, em cima da mesa do trabalho, para ser consultado em qualquer brecha de tempo?
Pois é!
Sendo assim, de primeira, podemos dizer que o Instagram é a rede social símbolo do momento, pois está vinculado com a imagem e a rapidez dos smartphones.
Os brasileiros estão presentes em peso no aplicativo.
folha de São Paulo divulgou que, segundo diretor de negócio global do Instagram Vishal Shah, o Brasil é a segunda maior base de seguidores ativos mensais, totalizando 50 milhões dos 800 milhões em todo o mundo.
Logo, o público-alvo do seu negócio, provavelmente, também.
Diferente do comportamento de membros de outras redes sociais, o indivíduo no Instagram é mais interativo.
Isto quer dizer que há uma chance maior dessas pessoas curtirem e comentarem uma publicação sua no Instagram do que em qualquer outro lugar na internet.
Depois destas justificativas, você ainda tem alguma dúvida do poder que tem o Instagram para negócios?
Então continua comigo, porque neste artigo eu vou responder algumas das principais dúvidas dos empreendedores sobre o Instagram!

Qual é o perfil das empresas que utilizam o Instagram para negócios?

Ao fazermos pesquisas sobre as empresas que utilizam o Instagram para negócios, percebemos que é difícil traçar um perfil único sobre elas.
A maioria dos perfis comerciais pertencem aos negócios do ramo culinário, roupas e objetos que possuem muito apelo visual; mas eles não são exclusividade.
Se a sua empresa trabalha com outros tipos de produtos ou oferecem serviços, também pode se dar bem com as ferramentas do aplicativo.
Um exemplo bem sucedido de Instagram para negócios que não está envolvido com objetos em si são os perfis de canais de televisão. Eles utilizam a plataforma para trazer curiosidades e o que se passa nos bastidores da telinha.
O Instagram contribui para o reconhecimento de uma empresa porque permite que ela estabeleça um contato mais próximo com o seu público.

Quais são os formatos de publicação disponíveis no Instagram?

 
Desde sua criação, o Instagram dedicou-se no compartilhamento de imagens.
A fotografia foi o primeiro tipo de publicação a ser vinculada no aplicativo. Mesmo com outros recursos atualmente, ela continua sendo um dos carros-chefe desta rede social.
Em um perfil comercial, as fotografias possuem um grande potencial, por isso procure trazer fotos autorais. Afinal, fotografias conhecidas podem ser encontradas no Google ou em outros perfis. Mostre o que a sua empresa tem como diferencial!
Há várias publicações e cursos online que ensinam a tirar boas fotografias para serem publicadas no Instagram. Sem contar as diferentes ferramentas que podem ajudar a melhorar a qualidade de suas imagens.
O próprio Instagram oferece diversos tipos de filtros, que valem a pena ser testados um a um para que você encontre um ideal, que seja a cara da sua empresa.
Exponha fotos de seus produtos e da sua equipe com a mão na massa, preparando seus produtos e atendendo aos clientes, mas também, não deixe de trazer imagens que remetam ao universo comercial em que seus produtos estão inseridos.
Se você trabalha com alimentos, que tal trazer receitas, fotos da preparação de um alimento, do resultado final (como um bolo) que utiliza os seus produtos?
Ou se você está vinculado ao mundo da moda, traga fotos de celebridades com comentários sobre seus looks. Traga as últimas tendências e coleções de grandes marcas e não deixe de indicar outros produtos que agregam valor ao seu serviço.
Os vídeos também são uma ótima opção de marketing no Instagram para negócios.
Atualmente, eles podem ter até um minuto de duração, o que exige que você faça vídeos temáticos sobre um produto seu, um evento que participará naquela semana, dentre outros assuntos.
Faça publicações interativas e fora do comum, como boomerangs, e poste com frequência. Passar muito tempo sem postar nada, pode gerar uma sensação de abandono em seus seguidores.
Dependendo dos seus objetivos profissionais, também será possível realizar lives para responder perguntas dos seus clientes.
Os stories são fundamentais!
Eles são publicações curtas, de fotos e vídeos personalizados, que ficam disponíveis para o público por até 24 horas.
Neles, você pode compartilhar conteúdos pontuais, como recados e lembretes, promoção de um produto específico, divulgação do site oficial, dentre outros.
E a ideia é que você também crie histórias.
Sabe aqueles vídeos populares da web, onde as pessoas dão recados por meio de plaquinhas de papel sucessivas?
Que tal fazer isto no perfil no Instagram para negócios?
Será uma forma divertida e criativa de atrair o seu público e promover seus produtos!

Como gerenciar o seu Perfil para ter grandes resultados?




business and technology concept – close up of female hand with smartphone

Além de criar um perfil comercial para sua empresa, é necessário saber como gerenciá-lo. E é justamente nesse momento, que surgem algumas dúvidas.
  • Como deixar o seu Instagram mais atrativo para o público que deseja alcançar?
  • Como atrair novos clientes e cativá-los?
  • Como aumentar suas vendas?
Uma ótima dica de interação é… publique imagens dos seus seguidores!
Pedir para que seus seguidores interajam com sua empresa através de imagens é uma recomendação para tornar este contato mais próximo e criativo.
Por isso, crie hashtags e peça para que seus seguidores utilizem em suas publicações pessoais.
Além disso, proponha concursos que incentivem seus clientes a participarem comentando ou criando imagens. Fotografias, vídeos e mesmo print de comentários podem ser utilizados pela sua empresa para novas publicações.
Peça autorização para seu cliente e as compartilhe com todos os seus outros seguidores. Este tipo de ação aproxima sua empresa de seus clientes.
Demonstrando ter o cliente como protagonista de seu trabalho, publicando imagens deles sempre quando possível, sua empresa se mostrará empática e preocupada com seus seguidores. Por outro lado, a visibilidade de um seguidor faz com que os outros desejem também aparecer em seu perfil.
Depois do primeiro cliente, os outros se esforçarão para serem os próximos a terem seu reconhecimento no perfil da empresa.
Humanize sua marca!
Apresente pautas que tracem o perfil humano dos seus negócios, isto é, crie uma persona para a sua empresa e acredite nela.
Seu cliente quer te conhecer!
É interessante mostrar, na narração de vídeos, por exemplo, a sua voz, o seu rosto; fazer mini-biografias dos membros da sua equipe, tirar fotos deles, etc.
Realizar fotos especiais de sua equipe em momentos especiais do ano, como natal, carnaval e festa junina, dentre outros, também é uma forma de chamar a atenção de seus clientes.
Mostre que a sua empresa é feita de pessoas comuns e incríveis como seus clientes!
Crie competições
Lance perguntas e concursos que façam com que seus clientes produzam fotografias e material para seu perfil.
Em troca, além de dar destaque para seus clientes mais criativos, vale a pena caprichar em brindes que recompensem seu esforço em produzir algo bacana.
Que tal explorar os comentários e gestos de seus clientes com os seus produtos?
Os clientes também sabem fazer marketing de um produto, fazendo poses e sacando os melhores ângulos deles.
Promova as suas imagens
Os usuários do aplicativo estão interessados em seguir perfis inspiradores, que tragam algo de diferente e acrescentem informação e beleza no seu dia-a-dia.
Por isso, ao explorar seu Instagram para negócios, procure trazer conteúdos originais e de qualidade. Não tenha medo de promover o que você publica.
Zuckerberg, ao perceber o potencial comercial das redes sociais, criou ferramentas de anúncios no Facebook e no Instagram. Elas articulam estas duas redes sociais e podem estimular o tráfego online para o seu site oficial.
Este tipo de software trabalha com objetivos e metas.
  • Do que você precisa?
  • Quer aumentar o número de visitas no seu site oficial?
  • Aumentar o número de seguidores e de curtidas de suas publicações?
Saiba que existe um software para cada objetivo que a sua empresa precisa conquistar.
Por isso, explore todas as vantagens de possuir um perfil comercial, a fim de alcançar os objetivos profissionais que você deseja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba o que é Lead e conquiste compradores fiéis!

Aprenda como ganhar seguidores grátis no Instagram