Como dobrar as suas vendas com o Instagram: 7 Dicas Essenciais

dobrar as suas vendas com o Instagram

Além de um excelente canal de comunicação direta com clientes e potenciais consumidores, você sabia que é possível dobrar as suas vendas com o Instagram, se utilizá-lo de maneira correta?

Se você já possui um perfil comercial no Instagram, mas percebeu que seus esforços na rede social estão sendo em vão, este artigo foi feito pensando em você.
A verdade é que para dobrar as suas vendas com o Instagram, será necessário muito planejamento. Isso porque é preciso criar ações específicas para essa rede social, bem como para o seu público-alvo.
O Instagram, atualmente, conta com uma infinidade de funções que podem ser utilizadas para extrair o potencial máximo da rede social, mas para isso é essencial saber usá-las da melhor maneira.
Por isso, eu resolvi criar uma lista com as 8 melhores dicas que aprendi com empreendedores de sucesso que estão utilizando o Instagram para promover seus negócios.
Confira!

1. Crie conteúdos para cada etapa


Segundo dados sobre e-commerce, mais de 80% dos internautas realizam pesquisas sobre produtos e serviços antes de adquiri-los; e as redes sociais têm se tornado cada vez mais presentes dentro desse tipo de pesquisa.  Por conta disso, criar conteúdos específicos para cada etapa, na hora da compra, é essencial.
Podemos dividir essa jornada de compra em três etapas: Consciência, Consideração e Decisão.
Não se engane achando que só a etapa de decisão é importante, trabalhar em cima de cada uma delas será essencial para alcançar os resultados que você deseja no Instagram.
A primeira coisa que você precisa fazer, antes de criar conteúdos específicos, é mapear como o seu cliente se comporta.
Para isso, você deve usar as métricas presentes no Instagram para verificar quais são os hábitos dos seus seguidores:
  • Qual o horário que há um maior fluxo de pessoas online?
  • Qual o tipo de publicação que eles costumam curtir ou comentar?
  • Seus seguidores são, majoritariamente, homens ou mulheres?
Tudo isso deve ser levado em conta…
Após esse mapeamento, chegou a hora de criar conteúdos para dobrar as suas vendas. É importante ressaltar que eles variam conforme a demanda da sua Persona, mas, de modo geral, podemos separá-los da seguinte maneira:
  • Consciência

São postagens que fazem com que os seus seguidores saibam que você oferece determinados produtos e serviços. As imagens precisam ser chamativas, com o objetivo de demonstrar o que a sua marca tem a oferecer.
  • Consideração

Nessa segunda etapa, o seu objetivo é fazer com que o seu produto seja uma opção na hora da compra. Nesse caso, o ideal é, além da imagem, investir em uma legenda que demonstre as vantagens do seu produto ou serviço.
  • Decisão

Por fim, os conteúdos para essa fase devem demonstrar os diferenciais do que está sendo ofertado de modo que o seguidor seja convertido em cliente e efetue a compra.

2. Use hashtags para fazer upsells e cross sells


As hashtags são uma maneira de encontrar pessoas que estejam interessadas em determinados tipos de conteúdo. Elas podem ser trabalhadas tanto para angariar novo seguidores, como, para transformar os atuais interessados em clientes.
Dentro das hashtags você pode usar duas estratégias de marketing para dobrar as suas vendas. A primeira delas é a upsell, que, basicamente, tem como objetivo atrair a atenção dos seguidores para os produtos ou serviços mais caros, que oferecerão uma margem de lucro maior.
Já a cross sell é o método no qual você vende diretamente o produto ou serviço para o seu cliente. Ambas têm grande potencial para maximizar o lucro e devem ser usadas dentro do Instagram.
Recentemente, o Instagram lançou uma novidade que permite um sistema de vendas diretas, o Shopify. Além da nova função, será possível gerar mais tráfego para o seu site através da opção de inserir um link no seu perfil.

Mas como fazer isso por meio das hashtags?


Para começar, você precisa entender que esses termos que são usados para destacar os seus conteúdos dos demais. Logo, eles precisam ser específicos.
Tendo em mente isso, você deve usar as hashtags para atrair a atenção dos usuários para determinadas postagens de venda. O ideal é que você use tanto palavras que estejam em alta na plataforma, como também aquelas que transmitam a ideia que você deseja passar.
Além disso, para usar esse recurso junto com as técnicas de cross sell e upsell, é necessário uma espécie de timing, ou seja, saber exatamente a hora certa de postar o conteúdo usando essas hashtags.
Para isso, é necessário conhecer a fundo as necessidades do seu público. Tenha em mente que eles possuem demandas específicas, bem como hábitos próprios. Assim será  essencial saber identificar essas características.

3. Estimule o engajamento dos seus seguidores 


Outra forma de dobrar as suas vendas é estimulando o engajamento de seguidores. Para isso, você não deve esperar que os usuários tomem essa iniciativa, mas, sim, dar o primeiro passo para a interação.
Você pode fazer isso de diversas maneiras. A primeira delas é trabalhando com comentários e likes nas postagens de seus seguidores. De modo geral, os usuários tendem a retribuir a ação.
Outra maneira de estimular o engajamento dos usuários é os convidando a participar ativamente de campanhas da marca. Isso quer dizer oferecer a possibilidade que a opinião deles interfira em ações realizadas pela sua empresa.
Dessa maneira, o seguidor se sentirá mais próximo da marca, e assim, terá uma visão melhor sobre a imagem dela. Isso é essencial, uma vez que a identidade de uma empresa perante os consumidores interfere diretamente no volume de vendas.

4. Crie ofertas exclusivas e desperte a necessidade de compra


Criar uma necessidade de compra não é uma tarefa tão difícil quanto parece ser. Basicamente, o que você precisa fazer é estimular que o seguidor sinta a necessidade de aproveitar a oferta exclusiva que você está oferecendo.
Tenha em mente que os seus consumidores precisam se tornar fieis e confiar na sua marca. Dessa maneira, sempre que você oferecer uma oferta exclusiva, eles se sentirão condicionados a aproveitá-la.
A verdade é que ninguém gosta de perder a oportunidade de adquirir um produto, ou serviço, que deseja por um preço mais em conta. Logo, você precisa criar uma maneira de despertar essa necessidade entre os seguidores.
Uma boa dica é usar as métricas para avaliar quais são os produtos e serviços que estão fazendo mais sucesso. Com esses dados, é possível criar ações de marketing específicas para esses itens.
Além disso, você também pode focar nos itens que te oferecem uma margem de lucro maior. Para despertar a necessidade de compra, o ideal não é apenas postar o produto em si e esperar que os consumidores se sintam atraídos.
Você deve fazer um trabalho contínuo, criando postagens de como determinado item pode ser útil e as vantagens de adquirí-lo.

5. Aposte nos leads


É essencial que você tenha o maior número de leads possíveis. Isso porque, quanto maior for a quantidade de potenciais clientes, melhor será a taxa de conversão em volume de vendas.
Mas lembre-se, não basta conquistar uma grande quantidade de possíveis compradores se eles não se converterem em clientes efetivos. Mais do que volume, é preciso ter qualidade e fidelidade.
Isso quer dizer que os seus leads precisam ser segmentados, ou seja, precisam estar ali por se interessarem na sua marca especificamente. Além disso, eles precisam ter hábitos de compras frequentes, para que o seu volume de vendas seja realmente atrativo.

Mas como conquistar esses leads em específico?


Você pode usar uma série de estratégias para conseguir cativar e manter a atenção desses usuários.
  • Ofereça conteúdos de relevância

Busque sempre oferecer postagens que tenham informações relevantes para os seus seguidores. Não bombardeie seu perfil no Instagram de propagandas sem sentido. Lembre-se, a nova geração de consumidores é muito exigente em relação a conteúdo.
  • Crie legendas criativas

As legendas são ideais para complementar os conteúdos apresentados nas imagens. Mais do que isso, elas podem ser usadas como ferramentas de marketing, uma vez que é possível redirecionar os seguidores para páginas de compras.
  • Use o Stories 

Essa ferramenta é ideal para ações pontuais, uma vez que as postagens desaparecem após um tempo. Por conta disso, ela é ideal para criar ofertas exclusivas e estimular o engajamento dos seguidores.

6. Mantenha uma relação com seus clientes


Não basta apenas postar conteúdos, realizar as vendas e esquecer dos seus seguidores. Tenha em mente que a fidelização é essencial para manter o fluxo de vendas, logo, é muito importante manter uma relação direta com os seus seguidores.
O ideal é que você sempre se comunique com eles, seja por meio de postagens gerais ou interações mais pontuais. Assim, você fará com que eles continuem a acompanhar o seu perfil mesmo após a compra do produto ou serviço.
Além disso, é importante ressaltar que a nova geração de consumidores que surgiu com a Era Digital se baseia muito na opinião de outros usuários para seguir ou não uma marca.
Isso quer dizer que um cliente que você deixe de dar atenção não será apenas um consumidor perdido, mas vários. Por isso que a comunicação constante é essencial para dobrar as suas vendas.
Você pode estimular essa interação comentando e curtindo postagens de seguidores, não só citando a sua marca, mas assuntos relacionados à ela. Para isso, você pode usar as hashtags, como dito anteriormente, para identificar o que os seus seguidores estão dando destaque.

7. Compartilhe links


Apesar do Instragram ser o foco da abordagem, você precisa redirecionar os seus seguidores para as páginas dos produtos e serviços ofertados. O ideal é usar links no seu perfil, direct, postagens e comentários, de modo que eles possam ver os itens de maneira rápida.
Contudo, isso não quer dizer que você deve bombardear os perfis de seus clientes com links de campanhas e propagandas. Lembre-se, os seus seguidores só irão dar atenção para conteúdos que realmente acharem interessantes, por isso, é necessário criar abordagens mais chamativas.
Além disso, sempre busque usar links encurtados. Endereços extensos demais acabam consumindo caracteres preciosos, fazendo com que a sua postagem se resuma apenas a letras e números. Por isso, não deixe de usar ferramentas para encurtar os seus links (sites como o bitly.com podem te ajudar nesta tarefa), de modo que eles sejam inseridos de maneira discreta dentro dos conteúdos.
Tenha sempre em mente que a sua ação de marketing deve atingir o consumidor de maneira sutil, e não invasiva. Ou seja, não torne o seu perfil ou o dele em um grande catálogo de propagandas.
A Era Digital exige que você pense de forma diferenciada. Esqueça as abordagens tradicionais usadas em outras plataformas, as redes sociais são completamente diferentes.
Por conta disso, na hora de usar links, lembre-se sempre das demandas e hábitos do seu seguidor. Dessa maneira, é possível criar uma abordagem realmente eficaz, que atinja diretamente o usuário, e ao mesmo tempo transmita tudo aquilo que você deseja passar.

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