Como usar o Instagram para promover seu Negócio

Você sabia que usar o Instagram para promover seu negócio será uma das decisões mais eficientes para inserir o marketing digital em suas estratégias?
É por isso que o número de marcas utilizando a rede social para divulgar seus produtos, ou serviços, vem crescendo a cada dia.
Para provar o que estou falando, basta observar o número de empresas que te seguem ou estão pendentes para aprovação (caso você tenha um perfil perfil privado no Instagram).
Porém, observando alguns destes perfis comercias, identifiquei um dado alarmante:
De 100 perfis empresariais que analisei, 83 não faziam ideia de como explorar o Instagram para gerar os melhores resultados pro seu negócio.

Como usar o Instagram para promover seu negócio

Bom, se você não sabe se está fazendo a coisa certa ou quer começar a marcar sua presença digital no Instagram com o pé direito, este é o tipo de artigo que você não poderia deixar de ler.
Nele, você vai aprender as melhores dicas para promover o seu negócio e garantir resultados que você não poderia imaginar para a sua empresa.
Antes de começar, devo confessar que promover um negócio, seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, não é uma tarefa fácil.
Mas também posso garantir que, colocando em prática TUDO que você vai aprender neste artigo, com certeza você chega lá!
Agora, vamos iniciar respondendo uma dúvida que paira na cabeça de vários empreendedores e, com certeza, já deve ter surgido na sua:

Por que você deve usar o Instagram para promover seu negócio? 🤔


Bom, além de ser uma rede social para compartilhar fotos e vídeos com seu círculo de amigos, ou seguir gente famosa, a plataforma é um ótimo meio de divulgação comercial.
Só para você ter uma ideia, recentemente, o Instagram atingiu a marca de mais de 800 milhões de contas ativas.
A outra boa notícia é que estamos entre os países com o maior número de pessoas utilizando a rede social,  mais de 50 milhões de usuários só no Brasil.
Afinal, como sabemos, a rede social, que hoje pertence ao Facebook, tem um tempero especial brasileiro, já que um dos criadores do aplicativo foi o paulista Michel Krieger.
Sabendo disso, eu tenho certeza que o público-alvo que você procura para o seu negócio está lá. Nela você consegue estabelecer contato com um expressivo número de potenciais clientes e parceiros.
Com suas diversas ferramentas, o Instagram pode ajudar você a alavancar suas vendas e lucros.
Além disso, ao se fazer presente na rede social, a sua marca ganha mais credibilidade e visibilidade, o que aumenta a confiança dos clientes em querer adquirir seus produtos ou serviços, aumentando assim a sua captação e fidelização de clientes.
Mas, e aí, ficou convencido de que usar o Instagram para promover seu negócio é o melhor caminho para se chegar a resultados consistentes e garantir mais visibilidade para o seu negócio!?
Então fica comigo que este artigo eu fiz para você.

Como promover o Instagram de sua marca e aumentar seus lucros?


Além de se preocupar com as postagens a serem feitas, você deve observar se o formato do seu perfil está adequado.
O Instagram possui diversas ferramentas e extensões que ajudam o perfil do seu negócio. Você tem à disposição algumas funções que permitem acompanhar e analisar o crescimento do seu perfil, a participação de seus seguidores, dentre outros.
Ah, e é claro, além da possibilidade de promover a sua marca na rede.
Com certeza, você já deve ter visto alguns exemplos enquanto checava esta rede social, não é mesmo?!
Sendo assim, a primeira dica para promover o Instagram da sua marca e elevar os seus lucros é:

Não confunda o perfil do empreendedor com o perfil da marca 🤦🏼‍♂️


Se você faz do seu perfil pessoal uma mistura de compartilhamento de fotos entre amigos e postagens sobre seu trabalho, saiba que isto pode prejudicar a sua visibilidade.
O melhor é que a sua marca possua seu próprio perfil.
Para criá-lo, utilize o nome e o logo da sua empresa. Depois de criado o perfil, coloque-o sintonizado com os outros perfis da empresa em redes sociais, como Facebook e Twitter.
É recomendável que o seu negócio tenha perfis em todas as redes sociais.
Além dos conteúdos estarem alinhados, pois geralmente o que você compartilha em uma rede social, pode ser compartilhado nas outras, a sua empresa tem que dar o máximo de opções possíveis de contato para os clientes e buscar o seu público-alvo onde ele está.
No Instagram, é possível tornar o seu perfil como reconhecidamente um perfil comercial para os algoritmos usados nessa rede social.
No campo superior da tela, há três pontinhos. Clique neles. Depois, escolha a opção “alternar para o perfil comercial”.

É hora de estruturar seu perfil para atrair seguidores e futuros clientes 


Promover o Instagram para seus seguidores
Procure colocar todas as informações de contato sobre sua empresa.
Na foto, coloque o logo da sua empresa. Em datas especiais, como páscoa, festa junina, natal e ano novo, é interessante personalizá-la para estar sintonizada com cada momento.
Isto demonstra que o perfil está sempre atualizado.
Na sua descrição (bio), invista em um texto caprichado. Fale um pouco sobre o histórico do seu negócio, o ramo, sobre os produtos oferecidos e informações de contato.
Há o espaço para inserir uma URL (endereço online). Coloque a do site oficial da sua empresa ou de outro perfil em rede social que tenha bastante destaque.
O uso de alguns emojis (sem exagero) também pode ser uma ótima opção!

Invista em seguidores


Nesse caso, a primeira pergunta que deve ser feita é: que tipo de seguidores a sua marca precisa?
Para perfis comerciais, é importante que o empreendedor foque em seguidores que têm interesse nos produtos ou serviços que você comercializa.
Caso tenha uma empresa local ou que possua uma cidade e região específica como público-alvo, também vale a pena buscar moradores ou trabalhadores deste lugar para apresentar seu trabalho.
Vale lembrar que, nesse quesito, o Instagram apresenta alguns recursos que podem lhe ajudar a chegar até o seu público-alvo especifico.
Por exemplo, em perfis comerciais, há o botão “promover” em todas as postagens que são realizadas nestes perfis.
Por isso, ao postar uma foto ou vídeo, haverá a opção de torná-la um anúncio e chegar a outras pessoas que não sejam seus seguidores.
O assistente do Instagram te dá como opções de escolha o público-alvo, o orçamento e a duração do anúncio de uma campanha. Em épocas especiais do ano, é recomendável usar e abusar desta ferramenta! Assim, você conseguirá chegar a potenciais clientes.
Em todas as postagens de imagens e vídeos que você fizer, é imprescindível utilizar hashtags.
As descrições de imagens e vídeos postados são o espaço no qual você colocará as principais informações sobre seu produto ou serviço. Por isso, não é nada bonito colocar milhares de hashtags ilegíveis no corpo principal da postagem.
Para que as descrições de postagens não fiquem poluídas, é interessante que você utilize os comentários para inserí-las.
No primeiro comentário, insira todas as hashtags que você acredita serem as que representam seu trabalho. Nunca é demais lembrar que elas são o meio pelo qual as pessoas buscam produtos e serviços na rede social.
Se alguém for procurar o perfil de uma marca de lingerie, primeiramente escreverá #lingerie. E é isto que você deve fazer nos comentários.

Analise os perfis de parceiros ou empresas que ofereçam o mesmo produto ou serviço que você 🕵🏽


Na parte inferior do Instagram, há uma lupa. Utilizando hashtags, você pode encontrar estas empresas e escolher as que possuem mais seguidores.
Observe o perfil e a linguagem que estas empresas utilizam. Faça uma análise com os seguintes pontos:
  • Quais são os produtos e serviços desta empresa?
  • Quais são pontos de semelhança entre o que ela oferece e o que estou oferecendo?
  • O que posso oferecer de diferente e original neste ramo?

Depois desta análise, procure comentar em algumas postagens com textos inteligentes e depois foque na lista de seguidores destes perfis.
No Instagram, você pode seguir, em média, 40 novas pessoas a cada hora. Ultrapassando este limite, a sua conta corre o risco de ter a função bloqueada ou ter o seu perfil excluído, pois o Instagram pode identificá-lo como um provável spam. Por isso, tenha cuidado.
Caso sua empresa seja local, é interessante buscar hashtags que estejam vinculadas à sua região de atuação para promover o Instagram da sua empresa.

Analise o desempenho das suas postagens


Estatísticas para promover o Instagram da sua empresa
Quando você possui um perfil comercial, há uma opção chamada “Informações”, onde você pode analisar o desempenho das suas postagens. Ela também está localizada na tela principal, sendo acessada pelos três pontinhos no canto superior.
Quais postagens foram mais populares entre seus seguidores?
Quais são os dias e horários em que a maioria deles está online?
Depois disso, é hora de investir na postagem de conteúdo nos dias e horários específicos.
Outra dica é nunca deixar um cliente esperando resposta.
Seja profissional e retorne o contato o mais rápido que você puder. A sua imagem pública também depende do que você faz no privado.
Lembre-se disso!

Dicas de posts para promover o Instagram da sua empresa


Agora, vamos ao que interessa: que tipos de post você deve fazer para promover o Instagram de sua marca e usá-lo para divulgar seu negócio?
Separei algumas dicas para você:

Boas fotos

Apesar do Instagram possuir, hoje, diversas ferramentas de interação com o público, as fotos ainda são o carro-chefe dessa rede social.
Postar uma boa foto dos seus produtos é a alma do negócio. Como você deve saber, o Instagram faz sucesso porque permite que seus membros personalizem suas fotos.
São diversos filtros e efeitos para tornar a sua foto mais atrativa. Além disso, procure postar fotos originais e autorais.
Os perfis se destacam quando oferecem conteúdo novo aos seus seguidores.
É só dar um google que você vai encontrar uma infinidade de cursos de fotografia para instagram, além de publicações com dicas de como tirar fotos excelentes para postar nesta rede social.

Vídeos

Esta é uma forma divertida e estendida para que você possa falar sobre seu trabalho. Traga mini entrevistas como também etapas de produção da sua empresa.
Em ambas as postagens (imagens e vídeos), procure postar conteúdo específico sobre o seu produto ou serviço, como também sobre a sua empresa.
É permitido mostrar um pouco dos bastidores do que acontece no seu negócio.
Poste fotos e vídeos de momentos em que vocês estão com as mãos na massa prestando um serviço. Isto demonstra profissionalismo e empatia, já que mostra como pessoas comuns ajudam a construir a sua marca.
Também não deixe de compartilhar conteúdo de clientes sobre o seu trabalho.
Estimule-os a enviar depoimentos em forma de vídeo, isso aumentará a credibilidade do seu negócio no Instagram.
Não deixe de indicar a sua localização nas postagens. Assim, os algoritmos do Instagram trabalharão ao seu favor.
Além disso, ao postar, não deixe de pensar na análise que o Instagram te fornece sobre os melhores dias e horários em que seus seguidores estão online.
Verificar também quais postagens são as mais populares entre eles. Conhecendo quem são seus seguidores e o que eles gostam, você promoverá o Instagram da sua marca agradando seu público-alvo.

Stories


As histórias também são uma forma divertida de você estabelecer contato com seus seguidores.
Agora você pode escolher o tempo que elas aparecerão em destaque no seu perfil, mas o mais comum são aquelas que desaparecem dentro de 24 horas. Por isso, aposte em conteúdos rápidos e pontuais.
Fale sobre o que está acontecendo naquele dia em sua empresa.

Live


Esta função do Instagram te dá a possibilidade de fazer transmissões ao vivo a partir da sua conta. Procure fazer sessões diárias e rápidas, falando sobre o dia-a-dia do seu negócio.
Essa, certamente, é uma das formas mais eficientes de usar o Instagram para promover seu negócio.
Apesar de aparecer na mesma “aba” dos stories para seus seguidores, a visualização desse tipo de transmissão no Instagram possui um formato diferente, o que acaba chamando mais a atenção daqueles que te seguem na rede social.
Quantas vezes você já clicou para assistir uma transmissão ao vivo por pura curiosidade?
Não é atoa que a curiosidade é um dos gatilhos mentais mais eficientes que existem para atrair a atenção das pessoas no meio digital.

Interação pública com os clientes

Estimule os seus seguidores a interagir com a sua empresa publicamente.
Poste imagens convidando-os a responder questões, sugerir o que você pode melhorar em seu trabalho e compartilhar seu conteúdo.
Siga seus clientes e busque demonstrar que sua empresa é parceira de todos eles.

Tipos de conteúdo


O que você posta no seu perfil do Instagram deve ser útil para seus seguidores. Como exemplo, selecionamos alguns tipos para você investir:
Motive seus seguidores e faça com que seus dias sejam mais agradáveis:
  • Dê dicas: é interessante trazer informações gerais sobre o universo em torno do ramo em que você trabalha.
  • Mostre os bastidores do seu negócio: como já disse, que tal mostrar quem faz este trabalho incrível acontecer?
  • Publique ofertas: faça promoções exclusivas e divulgue-as no Instagram.
  • Faça pesquisas: pergunte o que seus seguidores esperam da sua marca, peça para que escolham entre produtos ou serviços específicos, etc.

Ufa! Vou parar por aqui, mas saiba que essas são só algumas dicas.
Então, dá uma conferida nos outros artigos aqui do blog, tem muito mais aguardando por você.

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